O Segredo dos seus olhos

Filme argentino lançado em 2010, dirigido por Juan José Campanella.

Posso considerar O Segredo Dos Seus Olhos como um dos melhores filmes que já vi e espero conseguir explicar o por quê.

El-Secreto-de-Sus-Ojos-625x350
Breve sinopse:
Benjamin Espósito, um recém-aposentado do seu cargo de oficial de um tribunal de justiça penal, resolve ocupar seu tempo livre escrevendo um livro. No livro, ele pretende narrar a historia de um caso em que foi designado para trabalhar enquanto oficial. O caso que testemunhou em 1974 foi de um estupro e morte de uma jovem. Durante a investigação, Espósito conhece o marido da vítima, Ricardo Morales, e se envolve com seu luto e necessidade de justiça. Espósito não desiste da procura até que o caso seja resolvido e o culpado encontrado. Para tanto, ele conta com a ajuda de Sandoval, seu fiel amigo de trabalho, porém alcoólatra; e Irene, sua chefe e por quem possui uma paixão secreta. Por fim, ao escrever seu livro, Espósito se reencontra com Irene e trás a tona todos os sentimentos que viveu durante a investigação.

Particularmente, considero a história pesada, não apenas pela tragédia que a envolve, mas também por ser apresentada sem pudores. O que mais chama a atenção é o modo como o peso da história foi transformado em um filme altamente sensível. Os diálogos tratam de questões como o amor, saudade, desejo por justiça e as paixões da vida. Até mesmo o luto de Ricardo Morales é bonito, apesar de triste.

O meu personagem favorito é Sandoval, o alcoólatra que citei na sinopse. Além de possuir uma boa percepção, ele tem um pouco de cada um de nós. Afinal, o que nutre o seu alcoolismo é apenas a necessidade de ter uma válvula de escape dos problemas do cotidiano. O refúgio de Sandoval é a bebida, mas o nosso pode ser apenas dormir, ler, conversar com os amigos, jogar bola, etc. Afinal, “Uma paixão é uma paixão”. E é exatamente essa particularidade de Sandoval e sua capacidade de reconhecer que todos tem uma paixão que levam ele e Espósito ao estuprador.

Um dos diálogos mais incríveis, vocês podem conferir aqui:

Para os mais sentimentais, O Segredo Dos Seus Olhos é uma poesia viva. Para os demais pode ser considerado um filme do caralho. ❤ ❤ ❤

O filme esta disponível no Netflix e também no YouTube, mas no YouTube é dublado, ok?!

Premiações: Em 2010, Ganhou o Oscar de Melhor Filme estrangeiro e o Premio Goya de Melhor Filme Estrangeiro em Espanhol e Melhor Revelação Feminina para a atriz Soledad Villami. Em 2011 ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, de Melhor Filme Estrangeiro e, em 2009, no Festival de Havana foi premiado por Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator (Ricardo Darín – ele é demais mesmo!).  Além disso, teve outras 12 indicações.


Uma ótima vida!
Valeu. :*

Anúncios

3 comentários sobre “O Segredo dos seus olhos

  1. O ano passado,estava procurando filmes no Netflix quando me deparei com ele,Li a sinopse e resolvi arriscar,lembrava vagamente que tinha sido indicado para o Oscar.
    Realmente amei o filme, e quando alguém me pergunta que estilo de filme que mais gosto, tenho ele sempre na minha resposta,para exemplificar.
    Ótima critica, falou tudo o que eu acho dessa obra.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s