Sobre “Beleza Americana” e as belezas da vida!

No meio de uma rotina tumultuada, me deparo com belezas únicas que conseguem tomar o meu tempo. Feliz ou infelizmente, tenho o hábito de refletir sobre tudo o que me toca. Especialmente hoje, perdi alguns minutos de vida lembrando duas cenas do filme Beleza Americana (1999).

A primeira delas é quando o personagem Rick (um adolescente que gosta de ver a vida pelas lentes de uma câmera) mostra à Jane (sua vizinha e namorada) o que ele considera ser a coisa mais bonita que já viu na sua vida. O personagem fala sobre um mundo de detalhes que não percebemos e sobre a beleza que deixamos escapar.

A segunda cena se passa antes do pai de Jane ser assassinado (nada pior do que dizer que o protagonista morre no final, desculpa). Lester sofre de uma crise de meia idade e, no momento da morte, vê a vida passar em sua memória como um filme.

é clichê essa historia de tudo ~passar como um filme~, mas é interessante ir mais fundo sobre isso. Se somos moldados pelas nossas experiências, é justo e natural lembrarmos em detalhes tudo o que nos trouxe até aqui e como nos transformamos em quem somos hoje. Massss, é meio óbvio que na hora da morte ninguém vai pensar: “meu Deus, preciso criar meu próprio filminho mental”. Portanto, devemos manter isso em mente em vida! Apreciar os que estão ao nosso lado e nunca deixar de reconhecer e questionar as escolhas que fizemos, principalmente se chegamos a perceber que talvez essas escolhas não sejam tão boas assim.

Beleza Americana, além de satirizar o estilo de vida da “família tradicional americana”, desperta reflexões acerca de desejos humanos e liberdade. Parafraseando Mario Quintana, a vida é tão bela que chega a dar medo, ela é nova e anda nua – vestida apenas com o teu desejo!

belezaa

Apesar do spoiler durante meu devaneio, vale a dica para quem ainda não assistiu a obra! 🙂


Uma ótima vida!
Valeu :*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s